sábado, 16 de setembro de 2023

1º Pelznickeltag.

Fabiano Siegel Mestre Pelznickel

Vandrigo Kohler Presidente.


Joaquim e Wicente participando do Tag.

Neste sábado, 16 de setembro, a Sociedade do Pelznickel de Guabiruba (SC) reuniu diversos apaixonados pela tradição do personagem natalino, que encanta – e em alguns momentos também assusta – a população no fim do ano. Cerca de 50 pessoas participaram da 1º Penznickeltag, que teve como objetivo compartilhar experiências, resgatar a origem cultural e também promover integração entre os “Papais Noéis do Mato”.

Segundo o presidente da Sociedade, Vandrigo Kohler, o evento foi muito gratificante e certamente terá novas edições. “A Pelznickeltag já era uma ideia de uns tempos atrás e agora conseguimos concretizar. Fizemos convites a várias entidades que representam essa cultura. Já estamos pensando em uma próxima, para cada vez mais ter essa união e troca de experiências entre todos que mantêm viva essa tradição”, destaca.

A programação teve uma apresentação do turismólogo Andrei Müller, ex-secretário de Turismo de Guabiruba, que destacou a relevância do personagem e o potencial do Pelznickel como produto turístico. Na sequência, Fabiano Siegel, que é conselheiro e ex-presidente da Sociedade, deu uma verdadeira aula sobre a origem da tradição que dá vida ao Pelznickel.

“As pessoas sabem o que é, participam, mas muitas vezes não sabem da sua origem. Então, a gente trouxe um pouco disso pra eles, quanto mais você conhece a história, melhor você faz. Muitos turistas vêm para Guabiruba e querem conhecer, saber de onde veio, mas muitas vezes os “Pelznickels” não sabem responder. Tivemos bastante participação, inclusive de pessoas que a gente nem conhecia, mas vieram conhecer mais sobre a história”, explica.

Nota do Jornal o Municipio.